segunda-feira, 24 de março de 2014

Imagens: humortadela.com.br/charges
Segundo a ONG mexicana, Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC, São Luís (MA) é a décima quinta cidade mais violenta do planeta de acordo com estudo realizado que listou as 50 cidades mais violentas do mundo.
 
O Brasil lidera a lista com o maior número de municípios no ranking, num total de 16 cidades onde 6 delas sediarão os jogos da “Melhor copa de todos os tempos”, no mês de junho deste ano: Fortaleza (CE) – sétima mais violenta com 72,81 homicídios por 100 mil habitantes, Natal (RN) – décima segunda com 57,62 homicídios por 100 mil, Salvador (BA) – décima terceira com 57,51 homicídios por 100 mil, Manaus (AM) – trigésima primeira com 42,53 homicídios por 100 mil, Recife (PE) – trigésima nona com 36,82 homicídios por 100 mil e Belo Horizonte (MG) – quadragésima quarta com 34,73 homicídios por 100 mil.
Na capital do Maranhão, são 57,04 homicídios por 100 mil habitantes. Não é novidade à população de São Luís sobre várias ondas de violência que assombram a cidade. “O medo existe e o perigo é constante. Saio da minha casa intranquila seja pra qualquer lugar que eu for e não sei se retorno a salvo”. Afirma uma cidadã ludovicense que optou por não se identificar.
“No Maranhão é assim, entre os piores indicativos do Brasil na saúde, educação, (...) E com a segurança pública não seria diferente. Em tempos em que o Estado é arrasado por uma gigantesca crise do sistema presidiário onde presos são decapitados aos montes, a população aterrorizada pelas facções criminosas que 'imperam' mesmo com o crítico efetivo policial nas ruas, com coletivos e pessoas queimados, o gráfico de homicídios do Estado crescendo a saltos de cangurus e a capital sendo intitulada como uma das cidades mais violentas do MUNDO... Nós maranhenses estamos vivendo o caos do desamparo.”
Policial baleado fotografado durante atendimento médico
Na noite da última sexta-feira (21), durante uma barreira realizada na forquilha, imediações da Choperia Marcelo, sentido maiobão, um policial militar foi baleado (foto acima) no abdômen por homens em um veículo Chevrolet Astra de cor prata e placa não identificada. Segundo o policial, que era quem colocava direcionava os veículos para dentro da barreira, que percebeu em atitude suspeita o veículo acusado se aproximar devagar e disparar em direção à guarnição e acelerar conseguindo fugir da VTR que o perseguiu, sem sucesso. O policial foi protegido pelo seu colete, não passou por riscos maiores e após revisão médica, teve alta do Hospital do Servidor, onde foi atendido.

No mês de novembro do ano passado, um policial morreu em um atentado contra um trailer da polícia militar no Bairro de Fátima e outro ficou gravemente ferido em outro atentado no Bairro da Vila Nova, eixo Itaqui-Bacanga.
Nós, policiais militares, sabemos do risco que corremos, riscos estes inerente à profissão, mas sabemos também eles podem ser reduzidos por melhores equipamentos, desde armamento até veículos ‘apropriados’ para tal atividade. Outra vez surge na caserna ameaças de ataques a nós e nossas famílias. Quanto vale a vida de um policial militar? Enquanto o cidadão se esconde atrás dos seus altos muros é o ‘polícia’ que vai para as ruas mesmo em inferioridade numérica, pois somos o menos efetivo do Brasil.
Senhores, no seio da tropa é comum observamos o descontentamento e o sentimento de abandono pelo qual estamos passando. Nossos sonhos estão pautados no desejo de dias melhores. Dias nos quais poderemos ter contemplada a dignidade do policial enquanto Pessoa humana.
É chegada a hora da auto valorização, a hora da demonstração de força e união destes massacrados guerreiros a muito feridos e abandonados à sorte. Chegamos a uma encruzilhada e marcharemos juntos, rumo à vitória.
Policiais sendo maquiados para propaganda do Estado
Enquanto tudo isto acontece, o Governo do Estado paga para agência de publicidade dizer que o Estado do Maranhão está são e salvo. Vai se maquiando os ‘polícias’ (foto acima) e toda a situação. Haja maquiagem.

3 comentários:

  1. CAROS COLGAS POLICIAIS MILITARES, NÃO SERIA UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE ENTRARMOS COM UMA AÇÃO INDENIZATÓRIA CONTRA O ESTADO, REQUERENDO PERCAS SALARIAIS POR FAZERMOS O TRABALHO DE AGENTES PENITENCIÁRIOS?
    CABE UM DESVIO DE FUNÇÃO, HAJA VISTA QUE TODO CARGO PUBLICO É EXERCIDO ATRAVÉS DE CONCURSO PUBLICO.
    PEDE-SE A DIFERENÇA SALARIAL E MAIS INSALUBRIDADE.
    EQUIPARA-SE O NOSSO SALARIO AO SALARIO DO AGENTE PENITENCIÁRIO + INSALUBRIDADE, E DEIXA VER O QUE VAI DAR. FIK A DICA AOS INTERESSADOS.
    TEM UM GRUPO DE SEGURANÇAS QUE ENTRARAM, POR ESTAREM FAZENDO SERVIÇO E AGENTE PENITENCIÁRIO.

    ResponderExcluir
  2. É brincadeira esses policiais se prestando à esse papel. Ainda + se tratando de um /07 !

    ResponderExcluir
  3. # Fim do R.D.E (Regulamento Disciplinar do Exército) para a Polícia Militar; Será elaborado um Código de Ética. ????????? KD?
    # Fica definido o dia 1º de março, como data base; (OK)
    # Criação da Lei de Promoções;?????? KD?
    # Criação de uma Comissão Paritária permanente para acompanhar todos os projetos de interesse dos militares; (DUVIDOSA)
    # Carga horária de 40 horas semanais;???????? KD?

    Esse foi o acordo para findarmos a greve de 2011 e nunca foi cumprido. Devemos nos curvar a 5%? Cumpra o acordo de 2011 Governadora!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Encontre-nos no Facebook

Encontre-nos no Twitter

Total de Visitantes

Arquivo

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Parceiros